sexta-feira, 23 de março de 2012



“Vencendo a solidão”

“Sou como pelicano no deserto, como a coruja das ruínas. Não durmo e sou como passarinho solitário”
(Salmo 102. 6-7)

A solidão é uma experiência dolorosa. Não escolhe cor, raça, posição social, sexo, idade ou nível intelectual. É um mal na vida de muitas pessoas.
Podemos morar na maior cidade do mundo, trabalhar na maior empresa, estar rodeado de pessoas e ainda assim, poderemos sofrer de uma intensa e esmagadora solidão.
O jornal Daily Mail aponta que o isolamento social pode ser tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia! Já o jornal Folha.com divulgou matéria de 10/03/2006, afirmando que, segundo a pesquisa, realizada na Austrália com 1.300 pessoas acima dos 18 anos, mais de 65% dos adultos disse se sentir sozinho.
No Brasil, 9% dos lares são formados por pessoas que moram sozinhas, o que equivale a aproximadamente 500.000 pessoas. Na Suécia, 40% da população mora só, este dado está relacionado ao alto índice de suicídio naquele país.
A solidão é um sentimento humano, psicológico e complexo. Está relacionada à falta de amor materno-paterno e à carência afetiva. É um sentimento tão doloroso que pode se tornar quase irrecuperável para alguns.
Muitos homens de Deus, que tinham um relacionamento íntimo com o Senhor foram, em algum momento de suas vidas, passaram por momentos de solidão, de isolamento e de profunda tristeza.
Podemos até afirmar que como servos de Deus não deveríamos sentir solidão. Mas o que Davi declarou neste salmo demonstra o quão humano este sentimento é fazendo parte de nossa vida em algum momento.
Davi se compara à um pelicano no deserto, e refletindo sobre isso, pesquisei um pouco sobre esta ave, para compreender o sentimento que estava dentro do coração do rei.

O pelicano é uma ave aquática que vive e caça em bandos. Desta forma, se um pelicano fosse solto no deserto, estaria destinado à morte! Sem o ambiente aquático, necessário para sua manutenção, não teria como se alimentar, nem tampouco sobreviver.
Não estamos isentos a nos sentir assim. Como se não houvesse mais expectativas de vida, como se não houvesse mais um caminho a seguir. A solidão não é outra coisa senão o abatimento da alma do homem, de seu espírito.
Como vencer a solidão?
Muitos estão buscando no álcool, nas drogas, na prostituição e em sistemas falhos e furados, em filosofias vãs a solução para a lacuna dentro da sua alma. Mas eu tenho uma notícia pra você: esta lacuna, este vazio e esta dor só Deus pode preencher, ninguém mais!
Quando nos encontramos só, mesmo que em meio à multidão, e nossa alma se abate, se orarmos à Deus e buscarmos nele a nossa força, Ele fará com que encontremos novamente a direção.
Deus é a minha grande fortaleza; e ele torna perfeito o meu caminho (IISm 22.33).

Deus é capaz de nos fortalecer, de fazer-nos ver a vida de outra maneira. Vença a solidão buscando a Deus. Vença a solidão acreditando em seu poder. Elias, grande profeta de Deus, um dia estava em solidão e buscava a sua morte, pois não encontrava solução pra sua situação, mas Deus entrou em sua vida através de uma brisa suave, fortaleceu-lhe a alma e ele pôde novamente se erguer para fazer a diferença.
Deus não nos fez para estarmos sós. Somos por natureza, seres sociais, que necessitam da interação com o outro para existirmos, nos mantermos vivos no mundo.
Não entre em reclusão, busque amigos, busque conselhos. O individualismo não é de Deus, ele não nos fez assim, e se você tem sido individualista, mude hoje, sempre é tempo de mudar pra melhor.
Muitas pessoas se isolam como um mecanismo de auto-defesa, por traumas, medos e desilusões. Não deixe que o mal guie a sua vida, pois é isso que acontece quando permitimos que nossas atitudes sejam guiadas por sentimentos e pensamentos ruins.
A família é um porto seguro de Deus pra você. E se não for a sua família de sangue, com certeza a sua família em Cristo está pronta pra te estender a mão e te ajudar... Em algum lugar sei que o Pai amoroso vai levantar pessoas pra cuidar e amar você!
 E lembre-se:

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio (Salmo 18.2).

Deus te abençoe!

Pastor Paulo Nascimento.





2 comentários:

  1. no início do ano deixei uma moça crista depois de oito meses juntos ;e ultimamente venho me sentindo só ;tenho pensado e refletido no erro que cometi tentei aproximar-me mas toda a conversa sempre ela coloca que quer só amizade fico triste mas tenho esperança de algum dia estar junto dela

    ResponderExcluir
  2. Olá Uilian, essas situações nem sempre são fáceis de resolver. Nossas almas buscam o outro que a completa para que juntos possamos refletir a gloria de Deus. Uma separação sempre deixa um vazio...mas, como disse no texto a resposta esta em Deus. Sei que Ele vai te conduzir para junto as aguas tranquilas. Deus te abençoe, vamos estar apresentando sua vida. Paz meu caro.
    Asa. Pastor Paulo Nascimento

    ResponderExcluir