quinta-feira, 22 de março de 2012




Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Malaquias 3.3)

Esta é uma pergunta bastante pertinente nos nossos dias. Somos bombardeados, desde nossa tenra infância com conceitos que nos tornam egocêntricos, egoístas e temos dificuldade de desenvolver empatia.
Na vida estudantil, somos formados para sermos os melhores. No mercado de trabalho, lutamos contra nosso próximo em busca de destaque. Nessa selva, matamos um leão por dia, tentando ser “alguém”.
Não obstante, levamos esses conceitos tão entranhados em nós para nossos casamentos. Mas um casamento está fadado ao fracasso se assim for concebido!
Antes de tudo, um casamento é uma aliança. “É melhor serem dois do que um” (Pv. 4.9a). Mas e se cada um pender para um lado? Como ficaria?
Com certeza, nada bem!Seria um cabo de guerra! E muitos casamentos não o são? Sim, muitos casamentos em vez de constituírem uma aliança (que implica em acordo, compromisso, etc) são na verdade verdadeiros campos de guerra, onde cada um luta pelo “seu lado”, “sua posição”, “sua verdade”, “seu ponto de vista” e “seu desejo”.
A aliança determinada no casamento só perdurará quando os cônjuges compreenderem que ao casar-se estarão assumindo o compromisso de, juntos, traçar planos e projetos a serem construídos e isso implica “andar juntos”.
Andar juntos possui ainda outro aspecto: é que no momento em que se está construindo esta caminhada, você percebe que determinadas coisas não vão acontecer do jeito que você gostaria, e você deve estar apto a abrir mão de alguns pontos e conceber alguns ajustes necessários.
Andar juntos significa conceber, e conceber não acontece de uma hora pra outra. A concepção leva um tempo, e só assim poderá gerar o sonho desejado! Às vezes o casal possui o mesmo sonho, mas caminha por caminhos muito diferentes em busca de suas realizações, em outros casos, não compreende seu papel e o papel do outro nesta aliança.
Nestes momentos, é que um deve contar com o outro, pois casamento é união de forças. Quando um se sentir fraco, sem esperanças sabe que pode contar com seu companheiro para sua restauração e caso ambos necessitem, melhor é saber que podem contar com Deus!
Pense nisso, e que Deus abençoe sua vida!

Naila Nascimento
Acadêmica de pedagogia
Palestrante para casais e jovens
Contato: (63) 8126-0980

2 comentários:

  1. Ola minha santinha, tenho saudades de voces! Oque aconteceu pra vocês sumirem...
    Me liguem:
    96 9183-5853
    96 9107-0087
    96 9115-8448

    ResponderExcluir
  2. esta tudo bem, estou trabalhando de 08:00 as 18;00

    ResponderExcluir