segunda-feira, 26 de março de 2012


As três Alianças
Mt 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

O que é aliança ? no grego diatek no hebraico Berit, pacto, acordo, concerto. Berit Hadasha hadarm. (a nova aliança do meu sangue) a palavra aliança aparece 299x na bíblia dentre elas quero destacar 3

1ª alinça com Abrão.  Pega um novilho , uma cabra, carneiro, e uma rolinha.
Abrão preparaou o sacrificio partindo em duas partes. Ele não saberia como seria feito esse sacrificio no entanto as aves de rapina desciam e ele as enxotava no crepusculo caiu um sono profundo e veio a palavra do senhor.
Posto o sol houve trevas e um fogo fumegante e uma tocha de fogo apareceram e passou por aqueles pedaços.
Atravez disso ele fez alinça com Abraão:
Qual o a consequencia disso:
Tomou posse da terra.
Seu nome foi mudado
Se tornou pai de multidões e dele sairam as 12 tribos de Israel.
Na primeira alinaça Deus marca uma nação para sempre

Na segunda aliança Ex 19 Êx 19:5,6,7,8 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.  E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o SENHOR lhe tinha ordenado. Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.

Vos me sereis nção santa!
Toda aliança exige um sacrificio.
Deus se lembvou da descendencia de Abraão a mais de 420 anos escravizados no egito.

O que fez Deus lembrar deles?
O cheiro do sacrificio , foi marcado com uma aliança entre Deus e Abraão.
Qual foi a promessa ? “Eu te darei a ti e a tua descendencia a terra de Canaã”.

Mais onde estavam os Hebreus? No Egito, lá não é lugar do povo de Deus. A aliança fez a diferença marcou gerações.
A terra que havia prometido para reafirmar a promessa era nescessario um sacrificio.
“Cada familia imola-se um cordeiro sewm defeito e o seu sangue seria porto por sinal no meio da congregação dos Israelitas. Que a morte ia passar e não iria alcançar nenhum deles”.
Aliança feita pela oferta de um cordeiro imolado livraria Os Hebreus de Faraó, levando-os para uma terra que mana leite e mel.

3 aliança
Hadasha Berit (a nova Aliança)
Deus percebeu que o sangue de bode, novilho, era insuficiente para uma real piurificação dos Pecados.
Poque está escrito no livro de Hebreus 10.4 è impossivel que sangue de bode touro, remova pecados”.
Por iiso estes sacrificios não removiam sim emcobria. Por isso que o salmista davi disse: bem aventurado é quem cuja o pecado e coberto”.
Então jesus disse: “eis que estou aqui pai para fazer a tua vontade”.
Se oferecendo como cordeiro do sacrificio que não venha mais emcobrir pecados mais por uma vez por toda remove-lo do mundo.
Por isso que ele diz: “Esta é a nova aliança pelo meu sangue”.
Não é mais nescessario que a igreja ofereça sacrificio de animais nem rituais de holocausto.
Toda alinça é selada com o sangue de Cristo. Ele purifica perdoa, livra do inferno e é ele que apaga nossas transgressões.
Na 1ª aliança Deus confirma a geração e a posse da terra.
Na 2ª Deus liberta Israel e reafirma a promessa para a descendencia.
Na 3ª Jesus liberta a alma, cura os enfermos e os leva para o céu.
Por:Paulo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário